sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O café árabe


"A melhor xícara de café deve ser tão amarga como a morte e tão quente como o amor" - provérbio árabe


A grande maioria da população do Oriente Médio e do Ocidente consome o café como estimulador - e há uma boa parte que se vicia, na verdade. 

Além do aroma e do sabor único, a bebida preparada a partir do café carrega uma aura mística. Está associada ao Oriente Médio exótico, um legado dos filhos do deserto árabe. Acredita-se que a planta do café deve ter sido cultivada pela primeira vez nas montanhas do Iêmen. Em quase todas as línguas do mundo, o nome "café" deriva da palavra árabe qahwa, que significa café ou vinho. 



A primeira menção feita sobre o café consumido como bebida data de aproximadamente 900 anos depois de Cristo, e aparece nos escritos do erudito árabe Al-Razi, conhecido no Ocidente como Rhazes ou Rasis. Cerca de 100 anos depois, em 1000 d. C. Avicenna, um famoso médico, filósofo e estudioso árabe, introduziu o café como tônico medicinal. 

No século 16, Constantinopla, a capital do Império Otomano do qual a maioria das terras árabes faziam parte, se tornou a sede mundial do café. Aproximadamente no final do século 16, a utilização do café se espalhou da Turquia para o resto do continente Europeu.

Os séculos 17 e 18 foram a era dourada das casas de café europeu, que surgiram em todas as cidades da Europa e eram frequentadas por todas as classes sociais. Nas Américas, foi somente no século 18 que o café tornou-se uma bebida comum. Posteriormente, ele ultrapassou o consumo do chá, ao se tornar a bebida nacional da América do Norte. Hoje, os EUA consomem mais café do que qualquer outro país no mundo.

Por centenas de anos, os árabes detiveram o monopólio sobre a produção de café. Até o final do século 17, o Iêmen foi a principal origem da oferta mundial de grãos de café. Hoje, o café é cultivado em pelo menos 70 países. O Brasil é hoje o maior produtor mundial, colhendo cerca de 30% da oferta mundial e é também a origem de 75% da importação mundial. A Colômbia vem em segundo lugar na produção e exportação, seguido por diversos países da América do Sul e Central, África e até mesmo da Ásia.


Como tem sido durante séculos, o café continua sendo de grande importância na vida das pessoas do leste árabe. É uma bebida social oferecida aos hóspedes em residências e aos clientes por lojistas. Quando um hóspede chega, ele deve ser feito especialmente para a ocasião - nunca requentado.O café é um símbolo de boas-vindas e amizade, e um convidado recusar uma xícara de café é como insultar o anfitrião.


Um beduíno geralmente convida qualquer estrangeiro que cruze seu caminho para uma xícara de café. Na cultura deles, a generosidade de uma pessoa está relacionado com a sua hospitalidade. "Ele faz café dia e noite" é um velho ditado beduíno que descreve uma pessoa generosa.



Chegou até aqui e ficou com vontade de tomar um café bem gostoso, né? Passe em um Sheik Café das nossas lojas Mister Sheik! 


Mister Sheik - Magazine Luiza Marginal Tietê
Endereço: R. Amazonas da Silva, 27, Vila Guilherme, São Paulo - SP
Tel.: 0/xx/11 2902-2088
Funcionamento: de seg a sáb, das 10h às 22h; dom e feriados, das 10h às 20h

Mister Sheik - Shopping Metrô Santa Cruz
Endereço: R. Domingos de Morais, 2654, Vila Mariana, São Paulo - SP
Tel.: 0/xx/11 5081-3682
Funcionamento: de seg a sáb, das 7h às 22h; dom e feriados, das 11h às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...