sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A antiguidade da culinária do Oriente Médio

O resumo de um texto bem bacana publicado pelo site HistóriaNet.

As descobertas arqueológicas do mundo antigo até hoje despertam a curiosidade de leigos e estudiosos. A imaginação ocidental sempre foi maravilhada pela arquitetura e pela engenharia das Grandes Pirâmides, construídas há mais ou menos 4.500 anos, bem como os grandes palácios da Mesopotâmia e os Zigurates, antigos templos construídos na forma de pirâmides terraplanadas, comuns aos babilônios. 


Criança em frente a um armário de louças. Figura em terracota. Do período Helenista, proveniente da Ásia Menor (foto: créditos)


O presente artigo refere-se a um aspecto da cultura da antiga Mesopotâmia (que atualmente corresponde a região do Iraque), que ajuda a refletir o grau de complexidade alcançado por ela. Trata-se da culinária da antiga Mesopotâmia, considerada "a mais antiga culinária do mundo". Segundo o professor J. Bottéro, pode-se ter uma importante noção desta cozinha, cuja descrição foi encontrada em documentos de 1800-1700 A.C, do grande palácio de Mari, cidade localizada em Tel Hariri, na Síria. 


Ilustração de como seria a antiga cidade de Mari, em Tel Hariri, Síria (imagem: DBpedia)
Abaixo, alguns detalhes desta culinária que surpreende devido a variedade de alimentos, ao refinamento de seu preparo e também a sua antiguidade.


Veja também:



A partir do período de Hamurabi (1800-1700 A.C.), a arte de preparar os alimentos ou de embelezá-los era perfeita e o cozinheiro (nuhatimmun) era um artista talentoso. Segundo os documentos encontrados nas ruínas de Mari, havia grande variedade de utensílios usados para o preparo dos mais diversos pratos. Os alimentos podiam ser fervidos em água ou no vapor, assados ou cozidos sobre brasas. Outro detalhe interessante era quanto a maneira de adicionar uma variedade de ingredientes na mesma mistura, produzindo sabores raros e apresentando iguarias perfeitas de maneiras apetitosas.


Ferramentas para moagem de trigo e preparo de alimentos sobreviveram por milhares de anos (foto: University of Chicago)


Os criados de Zimri-Lim, rei que governava Mari naquele período, serviam pratos acompanhados de variados tipos de carne vermelha, como a de boi ou vaca, carneiro, cabra, cervos e gazelas, além de ovinos. Serviam também peixes e aves, na maioria das vezes grelhados ou tostados. Estas carnes também podiam ser cozidas ou guisadas em caçarolas de barro ou em caldeiras de bronze, acompanhadas por molhos bem condimentados.

Os mesopotâmicos apreciavam também vegetais, sopas, diversos tipos de queijos, frutas frescas, secas ou cristalizadas e bolos, tudo isso acompanhado de cerveja ou vinho proveniente da Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...