sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Receita: Melaço de Uva com Tahine ou Tahine Pekmez


No Oriente Médio, tanto os melaços de fruta quanto o tahine (pasta de gergelim) são amplamente consumidos, fazendo parte do café da manhã, passando pelas entradas e pratos principais servidos no almoço e jantar, como também estão presentes nas sobremesas, como já mostramos aqui.


Veja mais em:

Em países como a Turquia, é muito comum servir no café da manhã uma mistura de melaço de uva (ou melaço de figo, etc) com tahine, para ser passada no pão.

Com um pouco de pesquisa na internet, é possível notar como é um hábito bem difundido pelas culturas mediterrâneas (tanto que até existe uma versão da mistura pronta à venda). 

Países do Oriente Médio, Grécia, Turquia, Estados Unidos e até Canadá, produzem versões industrializadas do melaço de uva, mas aqui no Brasil só é possível encontrar esse produto importado, geralmente vendido em lojas especializadas da cultura árabe (e não por um preço muito acessível, diga-se de passagem...). 

No Líbano, em algumas pequenas e antigas vilas, como a de Kfarheem (Chouf), a produção caseira desse melaço é um hábito antiiiiiiiiigo e que guarda uma exigência bastante peculiar: a venda dos jarros desse produto é restrita aos sheiks e às comunidades representadas por eles. Curioso, né?! 

Ficou com vontade de provar essa delícia? Então anote a receita, mão na massa e bom apetite!


Melaço de Uva com Tahine ou Tahine Pekmez

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de melaço de uva
  • 1/4 xícara de tahine
  • Pão sírio para acompanhar

Modo de preparo:
  1. Misture bem os dois ingredientes e coma molhando o pão nesta mistura. 

Fontes de pesquisa e propriedade de imagens: Taste of Beirut; Give Recipe - enjoy turkish dishes! 

Um comentário:

  1. Eu encontrei na cidade onde moro, melaço de uva, porém não encontrei melaço de uva e melaço de figo, posso substitui esse melaço por geleia, ou onde posso encontrar em Goiás o melaço de uva e romã

    Muito Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...