quarta-feira, 21 de março de 2012

Um pouco mais sobre o Oriente Médio...



A porção conhecida como Oriente Médio é um grupo de países que abrange desde a região do Norte da África até a Ásia. 


Por "Oriente Médio", compreendem-se: Arábia Saudita, Argélia, Barém, Catar, Emirados Árabes, Egito, Iêmen, Iraque, Irã, Israel, Jordânia, Kuaite, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Síria, Tunísia e Turquia. Além desses, ainda debate-se a inclusão da Armênia, Afeganistão, Paquistão e Turcomenistão como parte desse grupo.



O Oriente Médio é o local de nascimento e centro espiritual do cristianismo, islamismo, judaísmo, Yazidi, e no Irã do mitraísmo,zoroastrismo, maniqueísmo e da Fé Bahá'í. Ao longo de sua história, o Oriente Médio tem sido um grande centro de negócios do mundo, uma área estratégica, econômica, política, cultural e religiosamente sensível. 

A comida de cada região é única e traz impressa em sua composição uma história do passado. Você poderá achar que muitas das preparações do Oriente Médio são iguais, mas o sabor delas pode ser bem diferente entre si. Dependendo do país, a mesma receita pode conter diferentes tipos de ervas e especiarias, ser preparada com cordeiro, bife ou até mesmo queijo, ao invés de carne. 

As receitas típicas de cada região diferem, basicamente, de acordo com a disponibilidade dos ingredientes. Tudo sempre dependeu do que estava mais acessível e do que os mercados locais ofereciam. A gastronomia do Oriente Médio se mantém a mesma há séculos, diferente do que acontece com outras culturas, que acabam substituindo ingredientes naturais por opções industrializadas, por exemplo. Na essência, ela não sofre influências do exterior, principalmente aquelas vindas do Ocidente. 

Algumas curiosidades


Algumas fontes de pesquisa sugerem que o pão pita, originalmente chamado "kuhbz" é o mais antigo alimento preparado pelo homem. Foto: Wikipédia
Até mesmo as maiores empresas do mundo precisam se adaptar à cultura árabe. Por exemplo, uma das mais conhecidas e influentes redes de lanchonete americana precisou criar um hambúrguer de falafel para conquistar clientes no Oriente Médio, pois os lanches tradicionais (aqueles que conhecemos) não agradam a todos.
A berinjela é o vegetal mais consumido.
Os antigos egípcios já tinham conhecimento das propriedades medicinais do feno-grego, e utilizavam a erva como base para diversas infusões e remédios. Atualmente, as sementes do feno-grego são amplamente utilizadas na culinária árabe. Foto: The food u love
A fava de feijão já chegou a ser condenada, por se acreditar que as sementes continham a alma das pessoas falecidas. 
Originário da Pérsia, o açafrão é considerado a especiaria mais importante pelos árabes no mundo antigo - provém dos estames da flor crocus. Até hoje, é a especiaria mais cara do mundo. O alto preço pagos se justifica: os estames são colhidos manualmente, depois secos e guardados em contêineres selados, para evitar que percam a cor e odor. É preciso reunir 70 mil flores para obter 500 gramas desta especiaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...