quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O pão nosso de cada dia


(foto: divulgação)


Diversas culturas atribuem ao pão o simbolismo da prosperidade, fartura e união nas famílias. Assim como rogamos ao orar o "Pai Nosso", o alimento é amplamente conhecido como símbolo do sustento das famílias e tem papel importante como uma das bases da alimentação. 


Independente da cultura, na maioria das crenças ele é reconhecido como
alimento sagrado e um dos elementos mais utilizados na prática de rituais religiosos, simpatias e comemorações de novos ciclos como, por exemplo, o Ano Novo. 

No antigo Egito, o pão era tratado como moeda e cada dia de trabalho era pago com três pães e dois jarros de cerveja. No Judaísmo e no Islamismo, o pão representa o centro da confraternização entre os religiosos nos rituais sagrados de louvor e adoração a Deus.

Também importante para os cristãos, no Catolicismo o pão representa o corpo de Jesus Cristo que, durante a Santa Ceia, consagrou o alimento como símbolo de seu corpo oferecido em sacrifício.

Para os romenos, na primeira refeição do ano é comum que se tenham sobre a mesa dois pratos: um deles contendo três pães d'água + um punhado de sal + moedas antigas e novas. Diz a crença que a função deste prato é atrair dinheiro. No segundo, colocam-se três pães doces regados com mel e um cálice de vinho, atraindo assim união, saúde e realizações.

Feliz 2012 a todos! 
Equipe Mister Sheik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...