(foto: divulgação) |
A palavra arroz é de origem árabe: ARRUZ, como ainda é pronunciado em algumas regiões de Portugal. Segundo registros históricos, sua existência é datada há 5 mil anos.
Os chineses respeitam o cereal a ponto de não permitirem que nenhum grão seja desperdiçado durante as refeições. A tradição oriental o associa a fartura e a fertilidade, e uma das imagens sagradas traz Buda sobre sacos de arroz.
Símbolo da vida, o grão passou a compor ritos de várias culturas: na cultura ocidental, jogar arroz cru nos noivos é uma das formas de desejar-lhes boa sorte na nova fase da vida que se inicia.
Em sua versão doce, o arroz de leite chegou ao Brasil junto com portugueses, que o receberam dos árabes. A culinária sírio-libanesa tem uma sobremesa semelhante, a "Roz bi Halib", perfumada com água de rosas ou flor de laranjeira, enquanto no oriente doces de arroz sempre existiram, principalmente na China, no Japão, na Índia, no Paquistão e no sudoeste da asiático.
Fonte energética de grande parte da população mundial, há milhares de anos o arroz está presente tanto na mesa dos ricos como na dos pobres, fazendo parte desde as preparações mais refinadas até a marmita dos trabalhadores.
Abraços a todos,
Equipe Mister Sheik
Nenhum comentário:
Postar um comentário